O que faz o Nutricionista?

O Nutricionista é o profissional da saúde que se preocupa em manter adequado estado nutricional dos indivíduos, evitando doenças e promovendo a saúde.

Numa consulta nutricional são feitas medições de peso, altura, quantidade de gordura e massa muscular, avaliados exames bioquímicos (sangue, urina, fezes), verifica-se a presença de doenças, fatores hereditários que interferem na saúde, são analisados os hábitos alimentares e o estilo de vida do paciente.

Com base nesses dados o Nutricionista irá calcular a quantidade dos nutrientes necessários para suprir as necessidades do organismo e com isso elaborar um cardápio balanceado e individualizado.

Neste ponto é muito importante destacar que os cardápios são exclusivos para cada paciente, pois cada um tem uma necessidade diferente e o que serve para um nem sempre serve para todos.

Quando o atendimento é feito para um grupo de pessoas, o Nutricionista avalia a necessidade do grupo e por meios didáticos diferenciados (palestras, teatros, demonstrações, etc.) faz orientações adequadas para sanar dúvidas e diminuir os problemas nutricionais encontrados no grupo.

Neste tipo de atendimento o Nutricionista não estará avaliando um indivíduo, mas sim uma população, então as orientações são feitas de forma generalizada, ou seja, são comuns para todos, como por exemplo: lavar as mãos antes de manipular alimentos, higienizar frutas, verduras e legumes, mastigar bem os alimentos, etc.

Um Nutricionista também cuida de serviços de alimentação coletiva, orientando a forma correta de higienizar e preparar os alimentos para manter os nutrientes e evitar contaminações, elaborando cardápios balanceados que atendam a toda população e também cuidando da área administrativa do serviço.

Na área de ensino e pesquisa o Nutricionista é o profissional responsável pelas atividades que envolve a nutrição humana em todos os seus aspectos. Junto com outros profissionais, pode desenvolver novos alimentos e receitas, pesquisar sobre os alimentos e sua interação no organismo, desenvolver diretrizes alimentares baseadas em dados populacionais, etc.

Na indústria de alimentos o Nutricionista é o profissional responsável pelas informações e dicas nutricionais veiculadas aos consumidores.

Como se pode ver, a atuação de um Nutricionista é bem ampla, abrangendo diversos ramos de nossa sociedade, cuidando sempre da saúde nutricional da população, previnindo doenças e promovendo a saúde.



*** Para uma vida saudável, consulte sempre um Nutricionista!!!***