segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Dicas nutricionais para previnir e tratar a Hipertensão Arterial Sistêmica (Pressão Alta)

Neste tópico vamos falar sobre a Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), também chamada de "Pressão Alta", que é o aumento da pressão sanguínea para níveis acima de 140x90mmHg (14x9).

No mundo todo essa doença atinge grande parte da população sendo considerada um problema de saúde pública. Várias são as suas causas, dentre elas o fator hereditário, as causas emocionais, os hábitos inadequados de vida e alimentação incorreta.

Várias, também são as suas consequências, dentre elas podemos citar o Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), o Acidente Vascular Cerebral (AVC) - conhecido popularmente como 'derrame', diversos problemas cardíacos. A pressão alta também está associada à diversos outros problemas de saúde, podendo levar à invalidez e até mesmo à morte!

Portanto, é preciso cuidar para que a pressão fique dentro do que é considerado normal para a população, (ou seja, abaixo de 14x9), então mantenha hábitos de vida saudáveis, evite o estresse, pratique algum tipo de atividade física e tenha uma alimentação adequada.

Para te ajudar a se previnir, aqui vão algumas dicas de alimentação:


O que devemos EVITAR:

- sal em excesso (uma dica é retirar o saleiro na mesa e na hora de preparar a comida fazer tudo sem sal para depois colocar no máximo uma colher de chá (1 g) de sal sobre toda a refeição que colocar no prato);
- alimentos industrializados, como as sopas prontas e os salgadinhos;
- embutidos, como a salsicha, o salame, o presunto, a mortadela, etc.;
- enlatados e conservas em geral;
- temperos prontos, caldos em cubo ou em pó, molhos prontos, realçadores de sabor como o glutamato monossódico (Aginomoto®);
- adoçantes a base de sacarina sódica ou ciclamato de sódio;
- bebidas hidrotônicas como o Gatorade®, Marathon®.

Todos esses produtos geralmente contêm muito sódio (sal) em sua formulação e nem sempre isso é percebido no paladar.

Por isso, quando for às compras, lembre sempre de olhar os rótulos e verifique a quantidade de sódio de cada alimento!


O que PODEMOS consumir:

- frutas cruas e sucos naturais
- verduras e legumes crus ou cozidos
- temperos naturais como as ervas aromáticas (elas dão um toque especial e nem precisa colocar sal)

Lembretes importantes:
  • A água é muito importante para diversas funções no nosso corpo, beba pelo menos 2 litros de água por dia e mantenha seu corpo sempre bem hidratado. 

  • Sempre que possível, coma mais variedades de alimentos. Uma refeição colorida é muito mais atraente e principalmente muito mais saudável, pois oferece mais vitaminas e minerais!

*** Para uma vida saudável, consulte sempre um nutricionista!

Nenhum comentário:

Postar um comentário