Quando falamos sobre alimentação saudável ou planejamento alimentar, muitos pensam em dietas restritivas, tipo "vou comer só alface", ou então querem fórmulas milagrosas para emagrecer ou ganhar músculo, mas alimentação saudável não é nada disso!
Quando falamos de alimentação saudável estamos dizendo que podemos comer de tudo, apenas temos que saber como distribuir os alimentos durante o dia e qual quantidade desses alimentos o nosso corpo precisa para se nutrir, ou seja, para desempenhar todas as funções de maneira correta, sem que isso gere um estoque de energia traduzida na forma de "gordurinhas extras".
A escolha dos alimentos é muito importante quando falamos em saúde, não só a escolha certa, mas também a combinação certa. De nada adianta comermos de tudo, mas combinarmos os alimentos de forma inadequada. Por exemplo, beber leite junto com o almoço ou jantar é um hábito que pode gerar problemas de saúde como anemia ferropriva, pois o cálcio do leite diminui o aproveitamento do ferro dos alimentos.
Então, balancear uma refeição não é tarefa fácil, devemos levar em consideração não só o estilo de vida, tipo de atividade física exercida, o estado de saúde geral, as questões emocionais envolvidas com a alimentação, mas também as combinações dos alimentos... devemos pensar se o nutriente que existe em um não irá interferir no aproveitamento de nutriente que estamos precisando adquirir, etc.
Por isso é importante consultar-se com um profissional qualificado. O Nutricionista que irá avaliar todas as suas necessidades, indicar a quantidade certa para seu organismo e orientar as escolhas alimentares adequadas uma boa alimentação.
Mas para que o planejamento alimentar programado pelo Nutricionista dê certo, será sua responsabilidade seguir todas as orientações. Então, não basta saber, tem que colocar em prática para funcionar!
Alimentação saudável é aquela que promove saúde e bem estar! Coma adequadamente e seja feliz!
*** Para uma vida saudável, consulte sempre um Nutricionista!